Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size default color grey color red color blue color

Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho

Ata da Reunião 9/junho/2015 PDF Imprimir E-mail
Escrito por CALJ - Centro Acadêmico Livre de Jornalismo   
Ter, 09 de Junho de 2015 14:10
Reunião Ordinária 9/junho/2015 

Presentes: Débora Nazário ; Linda Inês, Clarissa Levy, Camila Geraldo, Caio Spechoto, Joana Castanheira, Matheus Mello, Gabriel Volinger, Matheus Alves, Eduarda Pereira, Matheus Pereira,  Victor Lacombe, Glória Irulegui, Michele de Mello, Laura Chan.  

Informes
- Hoje, 18h no calj, discussão sobre postura dos professores do departamento. 
- Primeira reunião aberta pra organização do festival contra diminuição da maioridade penal.  Quinta feira,  na sala Hassis do bloco B cce, 20h. 
- Cine debate do filme "Sem Pena".  Quinta feira no auditório CSE 18h.
- Neste fds encontro Sta Maria pra articulação dos cursos de comunicação do sul do Brasil 

Pautas

* 4P cineadelmo do dia 2|junho  

Repasse 
Linda: cineadelmo com 4 pessoas da chapa presentes e mais de 10 do movimento 4p. Percepcção de que não houve aceitação do próprio CA e do curso. Coletivo 4P apontou deficiência muito grande no movimento negro no nosso departamento aliada a uma deficiência na discussão destas questões no jornalismo/mídia. Propuseram que o CALJ fizesse um outro evento.
Duda: questiono quais as prioridades que a gestão está dando para esta temática. Como fazer essa luta, que não é nossa, mas que temos que puxar em disussão. Precisamos nos retratar com eles, se sentiram bem ofendidos e querem respostas sobre o que faremos. Existe quorum, temos muito alunos negros e eles não se sentem contemplados pelo calj. 
Victor: importância criar um espaço dentro do jornalismo pra discutir racismo de fato. 
 
Wagner: o momento em que chamaremos o 4P, que será também uma retratação, é necessário que seja discuta o racismo amplamente. Durante o evento eles se sentiram preocupados com a questão do racismo em si. Nós, gestão, também podemos e devemos puxar espaços sobre o tema, sendo coerentes com nossos princípios. Não termos tantas pessoas negras na gestão mas isso nao deve nos impedir de discutir o racismo, pelo contrário.
Clarissa: Ainda tem um tempo nesse semestre e é sim possível priorizar o debate sobre raças, até agora não focado pela gestão. Nós da gestão, já somos 22, e é possível promovermos um espaço importante que iniciaria/comecaria consolidar essa pauta na agenda da gestão.
Matheus Mello: chamar estudantes negros do curso pra próxima semana, interagirem com o calj. Facilitar ligação deles com o 4P.
Victor: buscar orientação de como fazer a aproximação da entidade com o assunto, com o negros. 
Duda: JSM surgiu de uma reunião do CA pra debater a gestão, então acredito que abrirmos esse espaço pode facilitar muito a disucssão/união sobre o assunto.
  
Encaminhamentos
- Promover uma Roda de Conversa sobre Racismo, organizada e muito divulgada. Ir conversar com o 4P, já falando sobre o próximo evento + ideias abaixo.
Lacombe vai combinar a reunião. Se propõe a ir: Lacombe, Linda, Clarissa, Camila, Duda, Wagner, Debora, Volinger, Matheus. [
- Chamar 4P pra participar da semana do jornalismo. Débora vai repassar pra organização a proposta de mesa sobre racismo na mídia. 
- Espaço sobre permanência com o 4P pra próxima calourada. 
  

* Periodicidade cineadelmo

Wagner: proposta de mudar o cineadelmo pra mensal, apontando a dificuldade da periodicidade em função de outras 
reuniões/atividades que surgem. 
Michele: cineadelmo tem tidou poucas edições muito cheias. Anda difícil muitas pessoas virem e também existem pessoas da gestão que nunca vem ao Cineadelmo. Se rolar mensalmente, é mais possível tornar isso um evento importante. 
 
Rediscutiremos na próxima reunião. 

* Semana do Jor 
HH da semana do jornalismo  virará Jornina pro CALJ tocar em parceria. Indicativo primeira semana julho. 
Pessoas que ajudarão: Caio, Clarissa, Débora, Luisa, Wagner, Camila.
 

 * Currículo e Assembleia
Clarissa: Conexão entre uma possível assembleia e o evento pra discutir os professores hoje. Necessário mobilizar pra esse evento hoje que já pode ser mobilizador pra assembleia que será repensada
Discutir na próxima reunião 

* Grupo de Estudos sobre Minorias e Jornalismo
Wagner: um grupo de estudos independente do CALJ, no sentido organizativo. Um evento mensal, com bastante tempo e atenção para conectar os temas ao jornalismo - pro próximo semestre. 

 
Última atualização ( Qua, 10 de Junho de 2015 12:07 )