Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size default color grey color red color blue color

Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho

Proposta dos estudantes para a reforma curricular do Curso de Jornalismo da UFSC PDF Imprimir E-mail
Escrito por CALJ - Centro Acadêmico Livre de Jornalismo   
Sex, 29 de Agosto de 2014 13:15

Proposta dos estudantes para a reforma curricular do Curso de Jornalismo da UFSC


Mudanças pontuais


- Aumento da duração do curso de 8 para 9 semestres

- Manutenção dos pontos fortes do curso - ensino de prática e técnica. Grande reforço em formação teórica. Esforço para equilibrar teoria e prática

- Eixo de Redação mantido e levemente modificado

- Rádio e Tele: Redações para Tele e Rádio eliminadas; Rádio II e Tele II obrigatórias e no eixo de prática laboratorial; Tecnologia em Audiovisual substitue Tec Tele, com mais créditos e mais abrangente

- Eixo online: Redação para internet eliminada; Jor Online I antes e mais teórica; Jor Online II obrigatória e no eixo de prática laboratorial


Eixo 1 - 22c - 396 ha / Eixo 2 - 22c - 396 ha / Eixo 3 - 22c - 396 ha / Eixo 4 - 36 c - 648 ha/ Eixo 5 - 36 c - 648 ha / Eixo 6 - 20 c - 360 ha

158 créditos em obrigatórias - 2.844 ha / Sobram 8,6 créditos para optativas - 156 ha

 

 

EIXO 1 - Fundamentação humanística

Comunicação e realidade - cortada

Estética e cultura de massas - trocada de eixo


Comunicação e Filosofia - 2c - inalterada

Introdução à Sociologia - 4c - criada

História do Brasil Contemporâneo - 4c - criada

Economia Política - 4c - criada

Antropologia Social - 4c - criada

Sociologia Brasileira - 4c - criada


Total: 22 c - 396 ha


EIXO 2 - Fundamentação específica

Legislação e ética - dividida


Teoria do Jor - 4c - mantida

Ética no Jornalismo - 4c - criada

Legislação no Jornalismo - 2c - criada

História do Jor - 4c  - criada -

Debates atuais - 4c  - criada - Discussão de novos formatos, alternativas e perspectivas do e no Jornalismo

Crítica de mídia - 4c - criada


Total: 22 c - 396 ha


EIXO 3 - Fundamentação contextual

Teoria e método - modificada


Políticas da Comunicação - 4c - aumentada

Métodos de pesquisa e contextualização - 4c

Estética e cultura de massas - 4c - trocada para este eixo

Teoria da Comunicação - 4c

Semiótica - 4c

Introdução às artes gráficas - 2c


Total: 22 c - 396 ha


EIXO 4 - Formação profissional

Redação para Rádio e Redação para TV - cortadas

Redação para Internet - cortada

Tecnologia em Telejornalismo - cortada


Redações I, II, III, IV - 4c/cada - Leves mudanças em ementas

Jornalismo Online I - 4c - criada

Tecnologia em Audiovisual - 4c - criada - Conteúdos de Tecnologia em Telejornalismo acrescidos de técnicas de edição de imagem digital e utilização de câmeras de fotografia.

Fotojornalismo I - 4c - ementa modificada - Ficam fora os conteúdos de processos químicos, revelação de imagem e história da fotografia. Aumento no foco de prática e fotojornalismo.

Editoração Eletrônica - 4c

Planejamento Gráfico integrado à tablets - 4c - Incluídas técnicas de diagramação digital e para tablets


Total: 36c - 648 ha


EIXO 5 - Aplicação processual

Jornalismo Online - cortada, online em outros eixos


Redações V, VI, VII - 4c/cada - leves mudanças em ementas

Telejornalismo I - 4c - Mais conteúdo teórico - com a extinção de Red. TV, ficam incluídos conteúdos mais básicos e teóricos. Sem produtos finais, mais exercícios

Rádiojornalismo I - 4c - mais conteúdo teórico - Mais conteúdo teórico - com a extinção de Red. Rádio, ficam incluídos conteúdos mais básicos e teóricos. Sem produtos finais, mais exercícios

Fotojornalismo II - 4c - criada

Edição - 4c - mudanças na ementa

Webdesign - 4c - leve alteração na ementa

Comunicação Institucional - 4c


Total: 36c - 648 ha


EIXO 6 - Prática laboratorial

Zero - 8c - aumento nos créditos

Jornalismo Online II - 4c - criada

Telejornalismo II - 4c - criada - Foco em produção e experimentação

Rádiojornalismo II - 4c - criada - Foco em produção e experimentação


Total: 20c - 360 ha


TOTAL DOS EIXOS

158 créditos em disciplinas obrigatórias - 2.844 ha

Sobram 8,6 créditos para optativas - 156 ha


Proposta dos estudantes para Grade Curricular para o Curso de Jornalismo da UFSC


----------------------------------------------------------------------------------------------------


1ª Fase


Redação I - 4c

Pauta, fonte e apuração.Técnica de captação de informações. Os fatos noticiáveis. Estrutura do texto. Delimitação da abordagem, planejamento das etapas e viabilidade da notícia. Produção de texto noticioso.

História do Jornalismo - 4c

A História e o Jornalismo. O Jornalismo como fonte histórica. A importância da História para o Jornalismo. A metodologia histórica na construção da História do Jornalismo. Diferentes perspectivas teóricas e conceituais da História do Jornalismo. A trajetória histórica do Jornalismo: dos primórdios à consolidação no século XIX. Perspectivas contemporâneas do Jornalismo.

Tecnologia em Audiovisual - 4c

Recursos tecnológicos utilizados em emissoras e o seu uso no telejornalismo. Conteúdos de Tecnologia em Telejornalismo acrescidos de técnicas de edição de imagem digital e utilização de câmeras de fotografia.


Introdução à Sociologia - 4c

História Contemporânea Brasileira - 4c

Semiótica - 4c


----------------------------------------------------------------------------------------------------


2ª Fase


Redação II - 4c

As características da linguagem no jornalismo impresso. A linguagem da notícia. Seleção e ordenação de informações. O Lead. Escolhas sintáticas e léxicas. Produção do texto noticioso.

Fotojornalismo I - 4c

Ficam fora os conteúdos de processos químicos, revelação de imagem e história da fotografia. Aumento no foco de prática e fotojornalismo.

Radiojornalismo I - 4c

Mais conteúdo teórico - com a extinção de Red. Rádio, ficam incluídos conteúdos mais básicos e teóricos. Sem produtos finais, mais exercícios.


Sociologia Brasileira - 4c

Introdução às Artes Gráficas - 2c

Métodos de Pesquisa em Comunicação - 4c


----------------------------------------------------------------------------------------------------


3ª Fase


Redação III - 4c

O trabalho do repórter: pauta, fontes, coletas de informações, estilos de entrevistas. O 'trabalho de rua' em diversos setores. Produção do texto noticioso.

Telejornalismo I - 4c

Mais conteúdo teórico - com a extinção de Red. TV, ficam incluídos conteúdos mais básicos e teóricos. Sem produtos finais, mais exercícios


Antropologia Social - 4c

Radiojornalismo II - 4c - Foco em produção e experimentação

Editoração Eletrônica - 4c

Estética e Cultura de Massas - 4c


----------------------------------------------------------------------------------------------------


4ª Fase


Redação IV - 4c

O texto no jornalismo diário. Condensação e reestruturação de matérias. O texto jornalístico diário em diversos projetos editoriais. Perfil.


Planejamento Gráfico - 4c

Incluídas técnicas de diagramação digital e para tablets


Telejornalismo II - 4c - Foco em produção e experimentação

Teoria da Comunicação - 4c

Jornalismo Online I - 4c

Fotojornalismo II - 4c

----------------------------------------------------------------------------------------------------


5ª Fase


Redação V - 4c

O texto nas revistas e suplementos. Análise de gêneros e estilos de textos. Técnicas literárias aplicadas ao jornalismo. A reportagem em revistas e suplementos.

Edição - 4c

Articulação entre editor e planejador gráfico. O veículo impresso e o eletrônico. Edição de texto.

Webdesign aplicado ao jornalismo - 4c

Webdesign e software para o planejamento visual de sítios jornalísticos. Conceitos básicos de informática para a construção da arquitetura e navegação de um sítio jornalístico.


Teoria do Jornalismo - 4c

Economia Política - 4c

Políticas da Comunicação - 4c


----------------------------------------------------------------------------------------------------


6ª Fase


Redação VI - 4c

Teoria da Narrativa. Grande reportagem em texto.

Comunicação Institucional - 4c

Conceitos e objetivos de comunicação institucional. Necessidade e abrangência da comunicação institucional. Campanhas e propaganda institucional. Assessoria de imprensa. A informação jornalística do setor produtivo. Planejamento de projetos de comunicação em instituições, empresas e movimentos populares. Aspectos técnicos, políticos e econômicos da comunicação institucional.


Jornalismo Online II - 4c

Crítica de Mídia - 4c

Legislação - 2c

Ética - 4c


----------------------------------------------------------------------------------------------------


7ª Fase


Redação VII - 4c

O Romance reportagem. Teoria e prática do conto e da crônica.

Debates Atuais Comunicação - 4c

Discussão de novos formatos, alternativas e perspectivas do e no Jornalismo


Zero - 8c

Comunicação e Filosofia - 4c


----------------------------------------------------------------------------------------------------


8ª Fase


Estágio

Técnicas de Projetos


----------------------------------------------------------------------------------------------------


9ª Fase


TCC


Última atualização ( Sex, 29 de Agosto de 2014 13:16 )