Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size default color grey color red color blue color

Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho

Eleições para a gestão 2015/16 do CALJ PDF Imprimir E-mail
Escrito por CALJ - Centro Acadêmico Livre de Jornalismo   
Qua, 25 de Março de 2015 14:12

Nesta semana, a Comissão Eleitoral (CE) do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho (CALJ), composta pelos discentes Gabriel Shiozawa Coelho, Mateus Bandeira Vargas e Thaís Ferraz Rodrigues Fernandes - escolhidos em reunião ordinária realizada no dia 17 de março -, deu início ao processo eleitoral para a gestão 2015/2016 do CALJ. A inscrição das chapas será feita com a CE entre os dias 10 e 17 de abril, sendo as inscrições homologadas ou indeferidas em até um dia útil após o encerramento das inscrições. Todas e todos estudantes regularmente matriculados no curso de Jornalismo da UFSC podem participar de chapas, sendo vedada a inscrição de alunos na iminência de colarem grau e tendo cada chapa no mínimo 10 alunos, sendo a escolha de organização da chapa de livre escolhaA campanha eleitoral deverá acontecer entre 18 e 27 de abril, após a homologação das chapas.

As eleições, nas quais todas e todos os discentes podem votar, será realizada entre 9h e 17h dos dias 28 e 29 de abril, nas dependências do Departamento de Jornalismo. De acordo com o Estatuto do CALJ, não há quórum mínimo para a eleição, em caso de chapa única é necessário 50% mais 1 votos favoráveis em relação aos votantes e, em caso de empate, será realizada uma eleição suplementar com as chapas empatadas. A apuração, que é pública, se dará a partir das 17h15 do dia 29 de abril. Concluídos os trabalhos referentes ao processo eleitoral, a CE, à vista dos resultados, oficializará, em ata assinada por todos os membros, o resultado da apuração e o nome da gestão eleita para o CALJ no período 2015/2016, sendo esta empossada em cerimônia específica e tendo mandato de um ano.

Confira abaixo ou no link a íntegra o Edital Eleitoral Nº001/2015 do CALJ.

 

Edital – Comissão Eleitoral para a escolha da nova diretoria do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Nº001/2015

 

 

A Comissão Eleitoral, definida em reunião ordinária do CALJ, no uso das prerrogativas que lhe cabem:

 

RESOLVE:

 

Fixar as normas relativas ao Processo Eleitoral para escolha da nova diretoria do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, nos seguintes termos:

 

1. DAS NORMAS GERAIS

 

1.1               Cada Chapa deverá requerer sua inscrição junto à Comissão Eleitoral, entre 09 horas do dia 10 até 17 horas do dia 17 de abril de 2015.

1.2               A Comissão Eleitoral vai homologar ou indeferir a inscrição de cada chapa em até 01 (um) dia útil após o encerramento das inscrições.

1.3               A ordem das chapas candidatas, que constarão em cédula única de votação por entidade, obedecerá à ordem de inscrição.

1.4               A votação será realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2015, das 09 às 17 horas.

1.5               De acordo com o Artigo 20 do Estatuto do CALJ: a) não há quórum mínimo para a eleição; b) em caso de chapa única é necessário 50% mais 1 votos favoráveis em relação aos votantes; c) em caso de empate será realizada uma eleição suplementar com as chapas empatadas;

1.6               A duração do mandato da diretoria eleitas é de 1 ano, de acordo com o Artigo 22 do Estatuto do CALJ;

1.7               É permitida a reeleição de membros da atual Coordenação, nos termos do Artigo 19 do Estatuto do CALJ

1.8               A Comissão Eleitoral, definida em reunião ordinária da Coordenação no dia 17 de março de 2015, é constituída pelos discentes: Gabriel Shiozawa Coelho, Mateus Bandeira Vargas e Thaís Ferraz Rodrigues Fernandes.

 

2. DA COORDENAÇÃO

 

2.1               Os cargos da Coordenação do CALJ são privativos de discentes regularmente matriculados no curso de Graduação em Jornalismo do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, sendo vedada a inscrição de alunos que estejam em iminência de colarem grau.                                                                          

2.2               De acordo com o Artigo 14 do Estatuto do CALJ, cada Chapa deverá ser composta por, no mínimo, 10 (dez) membros, sendo que o requerimento de inscrição deverá prever o cargo ao qual cada um se candidatará.

2.3               O formato da diretoria é de livre escolha.

 

3. DOS VOTANTES

 

3.1               Serão considerados votantes para as chapas concorrentes à nova diretoria do CALJ todos os alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Jornalismo do CCE/UFSC.

3.2               A lista com os nomes dos alunos regularmente matriculados, que será utilizada na eleição, será fornecida pela Secretaria do Curso de Graduação em Jornalismo do CCE/UFSC.

 

4. DA PROPAGANDA ELEITORAL

 

4.1               A propaganda eleitoral é permitida somente após a homologação das chapas candidatas inscritas.

4.2               A veiculação da propaganda eleitoral, com igual direito às chapas candidatas, fica limitada aos espaços definidos pela Comissão Eleitoral, devendo acontecer entre 18 a 27 de abril de 2015.

4.3               Cada chapa candidata possui o direito de fazer propaganda eleitoral nas salas de aula, com autorização dos professores.

4.4               Cabe a Comissão Eleitoral julgar qualquer denúncia de violação das normas da propaganda eleitoral.

 

5. DAS MESAS ELEITORAIS RECEPTORAS

5.1               Os trabalhos eleitorais serão procedidos por Mesa Eleitoral Receptora indicada pela Comissão Eleitoral, da qual não podem fazer parte membros de nenhuma das chapas.

5.2               Cada chapa candidata poderá indicar à comissão eleitoral 01 (um) fiscal e respectivo suplente para acompanhar e fiscalizar os trabalhos eleitorais.

5.3               Constitui infração disciplinar propaganda eleitoral na Mesa Eleitoral Receptora.

 

 

6. DA VOTAÇÃO

 

 

6.1               A votação acontecerá das 09 (nove) às 17 (dezessete) horas, dos dias 28 e 29 de abril de 2015, tendo como local o Departamento de Jornalismo do CCE/UFSC, sito ao Campus Universitário, Florianópolis.

6.2               Para votar, o acadêmico eleitor deverá portar algum documento de identificação com foto.

6.3               A votação será em cédula única e em escrutínio secreto.

6.4               Não será permitido voto por procuração ou correspondência.

6.5               Serão considerados como válidos apenas os votos constantes em cédulas rubricadas e carimbadas por, pelo menos, um integrante da Mesa Receptora.

 

7. DA APURAÇÃO

 

7.1               A apuração terá caráter público e será realizada a partir das 17h15 (dezessete horas e quinze minutos) do dia 29 de abril de 2015, no Departamento de Jornalismo.

7.2               Cada chapa candidata poderá credenciar até 2 (dois) fiscais para Mesa de Apuração.

 

8. DA HOMOLOGAÇÃO DA CHAPA ELEITA

 

8.1               Concluídos os trabalhos referentes ao processo eleitoral, a Comissão Eleitoral, à vista dos resultados, oficializará, em ata assinada por todos os membros, o resultado da apuração e o nome da diretoria eleita para a Gestão 2015/2016 do CALJ.

 

 

 

9. DO MANDATO E POSSE

 

9.1               A Diretoria eleita do será empossada pela Comissão Eleitoral em cerimônia convocada especificamente para este fim.

9.2               A duração do mandato é de 1 (um) ano após a data da posse.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

10.1           É vedada, após a homologação das chapas inscritas, a substituição de candidato.

10.2           Os procedimentos do processo eleitoral obedecerão no que couber ao Estatuto do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo.

10.3           Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

10.4           Das decisões da Comissão Eleitoral cabe recurso no prazo máximo de 24 (vinte e quatro), a qual disporá do mesmo prazo para exarar a decisão.

10.5           Este Edital entra em vigor nesta data.

 

 

Florianópolis, 24 de março de 2015

 

 

 

 (firmado no original)

_____________________________________

Gabriel Shiozawa Coelho

  

 (firmado no original) 

_______________________________

Mateus Bandeira Vargas

  (firmado no original) 

_____________________________________

Thaís Ferraz Rodrigues Fernandes 

Última atualização ( Ter, 14 de Abril de 2015 20:20 )