Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size default color grey color red color blue color

Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho

Ata da reunião - 14/06/2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por CALJ - Centro Acadêmico Livre de Jornalismo   
Ter, 14 de Junho de 2016 15:24
ATA REUNIÃO ORDINÁRIA 14/06/2016 

PRESENTES
Clarissa Levy, Manoela Bonaldo, Carla Mereles, Aline Ramalho , Karina Ferreira , Fernanda Felizari, Kainã Pacheco, Leila Haddad, Wagner Roberto, Isabele Reusing, Victor Lacombe, Talita Burbulhan, Beatriz Bento, Anaíra Sarmento, Michele de Melo, Camila Ignacio, Carolina Maingué, Gisele Bueno 

INFORMES 
A Secretaria de Cultura da UFSC puxou de volta o projeto doze e trinta, que apresenta música toda quarta-feira as 12h30 na UFSC. Amanhã acontece no varandão. 
Segunda, 20/06, acontece o primeiro debate para eleições do DCE, as 18h, no auditório da reitoria. 
As chaves do CA foram feitas e distribuídas. Custaram R$132.
A representação discente do CALJ foi protocolada junto à PRAE, ao Departamento de Jornalismo e ao CCE.

PAUTAS 

Chaves
Post no grupo do calj pedindo para os antigos membros de outras gestões do CALJ devolverem as chaves, por causa das novas propostas de convivência no espaço físico do Centro Acadêmico. Victor Lacombe fará a postagem. E outros membros irão conversar com quem era da outra gestão para devolverem, caso necessário. Segunda feira dia 20 de junho começa o sistema de abrir/fechar o CALJ. Segunda e terça passagem em sala explicando a proposta para os colegas do curso, e reforçando que os horários de fechamento são sérios. Victor fará a tabela de passagem em sala, e Isabele faz post no grupo do calj anunciando o novo sistema. 

Repasse do CEB sobre permanência
O Conselho de Entidades de Base (CEB) tirou em reunião que será elaborado um questionário sobre permanência estudantil, a fim de levantar os pontos a serem discutidos, levando em conta as especificidades de cada curso/grupo social. Os CAs ficam responsáveis por elaborar essas especificidades nos seus cursos.
Vamos organizar um comitê de permanência no jornalismo, puxar uma reunião aberta sobre o tema, com uma metodologia pensada já para semana que vem. Marcar pra segunda ou terça, em horário acessível (18h30), e passar em sala junto com o assunto dos horários do CALJ para saber dos interessados qual o melhor horário. O tema será divulgado com um papel pardo no corredor, perguntando o que afeta a permanência das pessoas no jornalismo 
Comissão de Permanência do jornalismo: Beatriz Bento, Camila Ignacio, Victor Lacombe, Wagner Roberto, Leila Haddad, Carla Mereles.Será criado um grupo para esse comitê, mas vamos esperar a reunião pra saber quem mais tem interesse, já que é importante abarcar também pessoas que não sejam da comissão ou do CALJ.
Levar mais discussões pro grupo do calj, quando cabível (questões operacionais ficam na gestão), não necessariamente colocar a decisão no grupo do calj mas aproximar os alunos das discussões que acontecem na gestão.
Comitê da permanência do CEB enviou um ofício pro CALJ pedindo auxílio financeiro, mas só temos 100 reais em caixa. Vamos responder que não temos dinheiro, mas estamos tirando um projeto de permanência e pretendemos aproximação com os outros cursos. 

Pedidos de livros da BU
Manoela separou livros por professores. Livros em inglês não podem ser pedidos. O pedido tem que ser entregue até hoje, e a própria Manoela vai pegar telefones e emails dos professores com o Dalton para informar os professores das sugestões dos alunos para os novos livros que serão pedidos.

Repasse sobre a eleição pra Coordenação do Curso
A chapa com as professoras Rita Paulino e Flávia Guidotti foi eleita com 78 votos, de um total de 81, sendo 78 favoráveis, 2 brancos e 1 nulo. Não houve eleição para chefia de departamento, por falta de chapa.
Zeca, que seria nomeada pelo CCE nesse caso, não quer de jeito nenhum, e sugeriu pressionar os mais novos. O CALJ conversou com Mauro, Samuca, Rita e Christofoletti, mas nenhum quer se candidatar. 
Daiane pode deixar de ser coordenadora de estágios e pegar o departamento, e Zeca passaria para a Coordenadoria de Estágios.
Michele vai falar com Daiane e Camila, com a Tattiana, que comporia a chapa. 
Para pressionar, vamos colocar uma faixa na entrada do CCE, expondo a falta de chefe de departamento no jornalismo.

Comitê de alunos e professores do jornalismo contra o golpe
Tattiana propôs formar um comitê contra o golpe entre estudantes e professores no jornalismo. Camila se propõe a pegar o método do Centro Acadêmico de Letras, que montou um comitê assim. A ideia é válida pela possibilidade de aproximação com os professores. Vamos ver qual é a proposta da Tattiana, explicar que o CALJ está disposto a conversar com os professores e servidores que ela já tenha chamado e que vamos participar, mas não liderar.

Aluno com problema de matrícula
Um aluno do jornalismo que apresentou como conclusão do ensino médio o ENEM teve sua entrada no curso negada pelo Departamento. O argumento é de que o regimento da UFSC não especifica o ENEM como comprovação válida de Ensino Médio Público. Agora ele só poderia recorrer na câmara de graduação. O CALJ se coloca disponível pra ajudar nesse processo, mas não pode entrar com um pedido no nome do aluno. Camila vai estar em contato.

Jornina
Condomínio da Camila não está disponível na semana do 25 e nem na seguinte. Leila vai ver no dela, e se não der certo a Jornina acontece no CALJ, com o nosso fogareiro e o fogão do Murici.