Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size default color grey color red color blue color

Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho

Ata da reunião - 21/06/2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por CALJ - Centro Acadêmico Livre de Jornalismo   
Qui, 23 de Junho de 2016 14:44
PRESENTES: Karina, Duda, Talita, Vitória Greve, Camila, Carla, Wagner, Vargas, Isabele, Thamires, Jade, Cintya, Lacombe, Glória, Carol Maingué.
  
INFORMES:
- Wag: Amanhã, 18:30 na sala Hassis, haverá uma atividade com uma professora do Design sobre comunicação e responsabilidade social.
- Duda: Votem nas eleições do DCE, é importante!
- Karina: O Professor Samuel Lima mandou email falando de um ataque fascista na UnB. Pensar em formas de prestar solidariedade e repúdio. 

Informe do Samuel Lima: Wagner propôs levar a ideia de uma mobilização contra o ataque de grupos fascistas na UnB (e demais manifestações de ódio que vêm acontecendo) pra União CCE e para reunião do CEB no intuito de mais pessoas aderirem à causa, o que além de aumentar a visibilidade também pode dar aos participantes mais segurança em se mobilizarem (visto os ataques à pessoas específicas que se posicionaram contra a Chapa 0 das eleições do DCE, por exemplo). Surgiu a ideia de fazermos um filtro no Facebook para mais pessoas aderirem à “campanha”. Também foi sugerida a criação de uma hashtag.
 
Questionário da questão da permanência: cada Centro Acadêmico vai fazer uma discussão para ver quais são as especificidades de permanência de cada curso. Reunião puxada pela comissão do jor de permanência para discutir como vai ser a metodologia do questionário. A ideia é ter o questionário fechado até final do semestre. Camila vai ver a quantas anda. Comissão decidiu se reunir na quinta dia 23, 18h30 no CALJ. A reunião é aberta.
 
Jornina: foram pensadas duas datas, dia 01 (sexta) ou 02 (sábado) na casa da Clari. Como é uma casa e tem muitos vizinhos próximos fica complicado começar a noite, então foi decidido que será de dia. Vai ter cachorro-quente, quentão, cerveja e paçoca. Confirmar se dá pra usar a cozinha. Sobrou cerveja e vinho do CJSM e da Chapa 1 (uns 5 engradados e 8 garrafões de vinho da Chapa 1 – podem nos vender a preço de custo – 28 o vinho e cerveja a confirmar). Eduarda disse que a Chapa pode fazer consignado e vai confirmar. Lacombe disse que não temos muito dinheiro em caixa e temos que emprestar de outro CA ou dos membros da Macabéa. Vitória sugeriu falarmos com o ENECOM pra pegar emprestado. Eduarda vai falar com ENECOM e Chapa 1. Precisamos de cerca de 150 reais. Lacombe vai fazer tabelinha de funções.
 
Professora de Tele I: Lemos o email que a professora mandou pra turma B criticando a turma em vários pontos. Alunes da professora falaram sobre a maquiagem que ela faz questão que as alunas usem. Foi relatado que a professora em várias situações sai da sala, não presta auxílio aos alunos, manda as alunas passarem maquiagem e arrumar o cabelo. Outras questões que foram pautadas pelos alunes foram sobre funções que são exigidas sem serem ensinadas e as aulas terminarem depois do previsto, muitas vezes fazendo o pessoal perder o almoço. Mesmo havendo monitores na disciplina as demandas de aprendizado não são supridas, uma vez que, em diversos momentos, a professora deixa de cumprir sua função de ensinar. Outra crítica à disciplina é que não há um espaço para os alunos terem/darem feedback dos programas que fazem. Relataram que não foi ensinado sobre como operar câmeras na disciplina anterior (Tectele), e em Tele I o problema segue. Foi proposto mandar um email em nome do CALJ para a professora pedindo pra ela considerar algumas demandas dos alunos. Foi pautada a importância da turma conversar entre si primeiro, para que todos fiquem cientes, visto que há discordâncias internas e parte dos alunes não vê problema com a metodologia de ensino da professora. Sugeriu-se que o CJSM e o CALJ elaborem um documento com todas as pautas sobre as aulas de Tele que vêm sendo problemáticas e apresentem na reunião do colegiado de departamento. Alunes conversarão entre si, quanto turma, e retornarão dizendo se preferem que o CALJ intervenha e converse com a professora ou não.
 
Jornalismo e Gênero: Eduarda vai entrar em contato com o coletivo pra ver se há concordância em propor que a disciplina seja um semestre sim outro não, uma vez que essa optativa tem uma importância muito grande para as discussões de gênero no curso. Por outro lado, é importante diversificar as optativas oferecidas. 
 
Eleição de departamento: Carla, Aline, Lacombe e Isabele vão na reunião de departamento, Lacombe frisa que é imprescindível que tenhamos os 4 votos lá. Wagner sugere que lembremos os professores o quão é importante que haja uma chapa concorrendo as eleições e que negligenciar esse cargo vai atravancar demandas que vão afetar diretamente o curso.